A gemologia é um ramo da geologia, é a ciência que estuda as gemas, popularmente conhecidas como pedras preciosas. Cada gema possui o seu valor e isso está atribuído a diversos fatores, entre eles, raridade, qualidade, tamanho, demanda de mercado, dentre outros. Uma gema ou uma joia são bens, considerados por muitos investimentos, porém o mercado está repleto de materiais tratados, sintéticos e artificiais, apenas um gemólogo pode dizer com exatidão a veracidade do seu material.
A AGES só admite profissionais formados em gemologia, ou seja, apenas gemólogos graduados e/ou com especialização nacional ou internacional.
Os certificados e laudos são documentos que provam a genuinidade dos materiais analisados, e os documentos emitidos pelos profissionais associados a AGES são padronizados, e seguem as normas ABNT NBR 10630:2016 e o padrão LHMC.

Abaixo os modelos de cada certificado com as suas especificações:

Clique na imagem para abrir em tamanho real.

Certificado básico de identificação:

O modelo abaixo trata-se de um certificado básico, indicando qual o mineral analisado, não caracterizando os possíveis tratamentos, nem sua origem, ou sua avaliação.
O certificado básico normalmente acompanha gemas “simples”, com algumas variedades de quartzo e turmalinas, goshenitas, iolitas, entre outras.

Clique na imagem para abrir em tamanho real.

Certificado completo:

Esse tipo de certificado apresenta além da identificação da gema, os possíveis tratamentos nos quais ela possa ter sido submetida. É ideal para uma analise mais completa da gema.

Clique na imagem para abrir em tamanho real.

Certificado de origem:

Esse é o certificado mais completo para esmeraldas e coríndons (rubis e safiras), isso por que além de todas informações de identificação e de possíveis tratamentos, ele também vem com a origem geográfica do material.

Clique na imagem para abrir em tamanho real.

Certificado de turmalina paraíba:

Os certificados de turmalina paraíba são ideais para essa gema que está em ascensão a alguns anos no mercado global. O diferencial da turmalina paraíba para as demais turmalinas está em sua composição, na qual possui o cobre e o manganês como elementos cromóforos, são eles os responsáveis pelos tons neon na tão desejada paraíba. Por não ser possível identificar tais elementos de maneira simples, o mercado exige esse tipo de documento acompanhando turmalinas paraíba.

Os profissionais associados a AGES estão aptos a realizarem os serviços acima descritos, assim como laudos e pareceres de avaliação, de lotes, de materiais brutos com potencial gemológico, entre outros. Caso tenha interesse em realizar algum desses serviços entre em contato com um de nossos associados clicando aqui.